Octant Douro promove Douro com “Semana do Produtor”

O Octant Douro lança a “Semana do Produtor”, uma ação que decorre nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, e em janeiro de 2023.

Esta programação exclusiva, visa aliar a gastronomia duriense aos icónicos vinhos desta região e conta todas as semanas com a presença de um produtor de vinhos de renome. No mês de outubro, a Semana do Produtor, destaca casas durienses como Vieira de Sousa, Maynards by Barão de Vilar, Real Companhia Velha, e Quinta do Noval.

Assente no pilar do localismo, o Octant Douro criou a “Semana do Produtor”, na qual gastronomia e vinhos se harmonizam. A partir do dia 3 de outubro, e até janeiro de 2023 há ainda mais motivos para visitar o Octant Douro. Todas as sextas-feiras haverá a presença de um produtor de vinhos, uma prova de vinhos gratuita com o produtor, bem como um menu de degustação exclusivo de seis momentos pelas mãos do Chef Dárcio Henriques no restaurante Raiva com a presença de representantes das casas convidadas, onde vinhos e gastronomia se harmonizam, e uma seleção especial de vinhos a copo do produtor em destaque durante a semana.

 

Para inaugurar a “Semana do Produtor”, realizou-se já na primeira semana de Outubro, a prova dos vinhos da Vieira de Sousa. Na sexta-feira dia 7, a prova gratuita ficou marcada pela presença da enóloga Luísa Vieira de Silva, tendo o jantar de pairing contado também com a presença de Maria de Sousa Vieira, uma das proprietárias da empresa, que ao longo de cinco gerações mantém a tradição na produção de vinho do Douro e do Porto, nos cerca de 70 hectares de vinhas na região Cima Corgo.

 

A semana de 10 a 15 de outubro, será dedicada à Maynards by Barão de Vilar, cuja ligação  com o mundo do vinho data do início do século XVII.  No dia 14, para além da prova de vinhos com o enólogo Álvaro Van Zeller, estará presente Fernando Van Zeller, no jantar de harmonização com os vinhos tranquilos e vinhos do Porto. Os vinhos da casa Real Companhia Velha estarão presentes na semana de 17 a 22 com a gama Séries, que representa a paixão e a inovação desta casa bicentenária. Na sexta-feira, dia 21, Pedro Silva Reis, Vasco Silva Reis e Frederico Gomes da Real Companhia Velha participam no restrito jantar de pairing, após a prova gratuita conduzida por Pedro Silva Reis, enólogo assistente. A casa Real Companhia Velha foi fundada em 1756 por Alvará Régio de El-Rei D. José I, e destaca-se pela produção de vinho do Porto e de vinhos tranquilos. No dia 28 de outubro, sexta-feira, o jantar de harmonização do Chef Dárcio Henriques terá a presença de Nuno Santos, representante da Quinta do Noval.

 

Para Duarte Gonçalves da Cunha, Diretor do Octant Douro: “Numa região onde se sente
o vinho na alma e cultura das suas gentes, com a “Semana do Produtor”, o Octant Douro
pretende homenagear os produtores de vinhos, e dar a conhecer aos nossos hóspedes e
clientes, o incrível trabalho que as casas convidadas têm vindo a realizar. Para tornar esta
experiência memorável, o Chef Dárcio Henriques prepara todas as sextas-feiras um jantar
exclusivo em harmonia com os vinhos que estão em evidência nessa semana”.

Neste primeiro mês da “Semana do Produtor” no Octant Douro, as sextas-feiras contam com a presença de produtores de vinhos e jantares personalizados de pairing, como custo de 180€ por pessoa. O menu especial de harmonização também estará disponível aos sábados, mediante reserva prévia.

 

A Lei do Vinho

Artigos eecentes

São Luiz – Tridente ofensivo de Rufete

  A notícia não podia ser mais apelativa! A Quinta de São Luiz, no coração…

há 10 meses

Vinhos da Beira Interior com crescimento recorde

O ano de 2022 foi de franco crescimento para os Vinhos da Beira Interior, que…

há 1 ano

“VINHOS & SABORES” REGRESSA À FIL DE 8 A 10 DE OUTUBRO

  O evento promovido pela ‘Grandes Escolhas’ conta, nesta edição, com cerca de 400 produtores,…

há 2 anos

“The Yeatman” ao Pôr-do-Sol

No próximo dia 15 dde Setembro, o The Yeatman promove aquela que será a última…

há 2 anos

Marquês de Marialva Garrafeira 2001 – “65 Anos”

Se a casta Baga encontrou na Bairrada o seu território natural, a realidade mostra-nos que…

há 2 anos

A casa de “Zé Tila”

Quis o acaso que, ontem, tanto o almoço, como o jantar tenham sido por terras…

há 2 anos