Produtor:
Albino Gonçalves Sales
Região: Vinhos Verdes, Sub-Região de Paiva
Castas: Avesso
Enologia: Jorge Sousa Pinto
Teor Alcoólico: 13,5%
Acidez Total: 5,9 g/dm3
P.V.P.: 7,00 €

Outrora casta perversa e amaldiçoada, a procura de vinhos de pendor mais autêntico, genuíno e singular tem levado a que, nos últimos anos, se tenha criado uma onda de revivalismo que, felizmente, tem feito aumentar a área do seu plantio, levando muitos jovens produtores a querer descobrir-lhe os seus segredos. A forte tendência para atingir teor alcoólico elevado e a falta de acidez exigem muita perícia e uma simbiose perfeita entre a viticultura e a adega para evitar os desmandos da casta, que é, igualmente, vigorosa.

O certo é que neste Inspir’ Ar, um projecto que, nascido em 2015, ainda está a dar os primeiros passos, existe já bastante  segurança e certeza nos caminhos que quer percorrer.

De cor amarela palha, mostra juventude e fruta de caroço (pêssego, nectarina), subtil mineralidade. Na boca destaca-se o volume e a sumptuosidade, acidez média que não lhe retira a frescura, tão necessária para lhe quebrar a percepção alcoólica que é elevada. É uma abordagem muito interessante de uma casta muito exigente e que, à mesa, ganha valor na companhia de peixe, mariscos e bivalves. E depois o preço ainda o torna mais convidativo.