Justina Teixeira, o rosto da Quinta da Barca

A Quinta da Barca, quinta de referência de Região Demarcada do Douro, após a consolidação da marca “Busto” nos vinhos brancos, tintos e rosados, estreia-se agora com o espumante “Pontas Soltas Blanc de Noirs Grande Reserva 2016”, um Extra-Bruto elaborado pelo “Método Tradicional” com mais de 36 meses de estágio em garrafa. Pautando-se pela diferença e singularidade, a casta eleita para a sua elaboração foi a Tinta Francisca, uva usualmente utilizada na composição dos generosos vinhos do Porto, mas inédita nos efervescentes, opção de irreverência e experimentalismo assumida pela Quinta da Barca

A apresentação decorrerá na Quinta da Barca, em Vila Marim, Mesão Frio, no próximo dia 13 de Novembro, a partir das 12.30 h.

 

O ESPUMANTE “PONTAS SOLTAS BLANC DE NOIRS GRANDE RESERVA 2016”

As uvas da casta Tinta Francisca são provenientes das encostas da Quinta da Barca, de vinhas com perfeita exposição solar de sul. A colheita das uvas para o espumante foi realizada para caixas de 20 quilos, de modo a preservar a integridade da uva até chegar à adega. A vindima para espumante ocorreu ainda em sub-maturação da uva (abaixo dos 11% de álcool provável), garantindo uma mais elevada acidez e um grau alcoólico baixo, de forma a obter-se uma segunda fermentação equilibrada. A uva foi submetida a uma prensagem suave, preservando-se a intensidade aromática e a elegância. Os mais de 36 meses de estágio “sur lies”, conferiram-lhe uma bolha fina, suave e persistente, carácter complexo, notas subtis a frutos vermelhos, evolução elegante, boa frescura e acutilância. Na boca assume traços exóticos, com acidez bem presente mas harmoniosa, bom comprimento de boca e final persistente.

 

A QUINTA DA BARCA

É no Douro (Baixo Corgo), em pleno Património Mundial da UNESCO que surge, num promontório elevado, a Quinta da Barca, propriedade que permite observar a magnitude da paisagem com vista privilegiada sobre o rio Douro.

Adquirida em 1995, pelo casal Alcino Mamede Teixeira e Maria Helena de Sousa Alves, a quinta em estado de abandono sofreu uma restruturação profunda, com reconversão de todas as vinhas e do património edificado. Com uma ligação de décadas à agricultura, o casal que lidera a “Soluções D`Eleição”, umas das maiores empresas prestadoras de serviços de viticultura da região, procedeu ao estudo dos solos e todas as características do “terroir”, seleccionando as castas melhor adaptadas, conhecimento que lhes permitiu produzir vinhos de qualidade e com um perfil muito próprio e singular.

Actualmente a Quinta da Barca detém uma área de 15 hectares, sendo 12 de vinha plantada, e produz cerca de 50 mil garrafas anualmente. Incluindo agora o espumante “Pontas Soltas”, são 11 as referências comercializadas como DOC Douro. A Quinta da Barca, por estratégia, opta por não estar presente nas grandes superfícies comerciais, apostando sobretudo nas garrafeiras e restauração, tendo actualmente uma implantação na quase totalidade do território nacional, encontrando-se a desenvolver estratégias para exportação, tendo já conseguido penetrar em vários países europeus.