O retomar de uma tradição da Bairrada

A tradição da Bairrada na criação e comercialização de licorosos e generosos remonta aos primórdios das primeiras grandes Caves da Região. No final dos anos 20 do século passado, casas como as Caves São João e Caves Messias destacavam-se na sua comercialização, tendo as Caves Messias assumido aliás a posição de maior fornecedor de aguardente vínica ao comércio e à lavoura duriense para benefício do Vinho do Porto.

A Quinta da Lagoa Velha, criada em 1969 por Carlos Neto, aventurou-se agora na recriação de uma tradição que se veio perdendo na região, não obstante desde sempre tendo possuído as potencialidades para tal, a ponto de a própria comissão certificadora os admitir como DO Bairrada, para tanto sendo necessário que seja elaborado a partir do mosto das uvas aptas a produzir DO Bairrada, em início de fermentação, ao qual é adicionado destilado de vinho com um volume alcoolimétrico entre um mínimo de 52 % vol. e 86 % de máximo.

De uva da casta Baga vindimada a 31 de Outubro de 2016, procedeu-se à sua fermentação e posterior estágio de 36 meses em barrica de Carvalho francês, a que se seguiram mais 6 meses de estágio em garrafa. Na prova, o Vinho Licoroso de Baga revela uma cor vermelho  tijolo escura, fruto de um longo estágio em madeira. No aroma, há um ataque imediato de notas balsâmicas, caramelo, frutos secos (avelã, noz), “sherry”, em várias camadas que se vão despertando e revelando. Na prova de boca mostra estrutura, ligeira viscosidade, doçura moderada pela acidez impositiva e um final surpreendentemente longo. Retomando uma tradição para a qual a Bairrada pode ter especial apetência, a Quinta da Lagoa Velha conseguiu criar um licoroso cheio de vigor, revelando a plasticidade da Baga para múltiplas e óptimas opções.
De realçar também a elegância do conjunto caixa e garrafa, com revelação de muito bom gosto.

Foram engarrafas e numeradas 321 garrafas, estando o Quinta da Lagoa Velha Licoroso Baga disponível nas garrafeiras e espaços da Rota da Bairrada com um P.V.P. de 35,00 €.