Portugal Wine Trophy

Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa alemã Deutsche Wein Marketing escolheu a cidade de Anadia para realizar a edição portuguesa do Portugal Wine Trophy, concurso de vinhos internacional.

O Museu do Vinho Bairrada foi o local escolhido para a realização do concurso que, este ano, trouxe à prova cerca de 2000 vinhos de todo o mundo. Foram cerca de 70 os jurados de vários países que, durante quatro dias, avaliaram várias categorias de vinho que almejam alcançar a tão desejadas medalhas de prata (pontuação superior a 82 pontos), ouro (pontuação superior a 85 pontos) e grande ouro (pontuação superior a 92 pontos).

À semelhança dos dois anos anteriores, a edição deste ano do concurso também teve uma parte lúdica, que consistiu em proporcionar aos jurados visitas por alguns dos mais emblemáticos locais da Bairrada e cidades limítrofes. Este ano os jurados puderam visitar a Rota da Bairrada, a Quinta do Encontro, o Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, o Museu Marítimo de Ílhavo e a bela praia da Costa Nova. Integradas neste programa estiveram também algumas provas especiais, das quais se destacaram a masterclass vinhos de duas regiões – Bairrada e Beira Interior -, apresentada pelo representante da CVR da Beira Interior, Rodolfo Baldaia Queirós, Quinta dos Abibes e Quinta do Canto, as quais decorreram no decurso de experiências gastronómicas, com a criação dos restaurantes Dux. O restaurante Pompeu dos Frangos também recebeu o jantar denominado “A Batalha das Castas”, onde em confronto estavam os espumantes criados a partir das castas Pinot Noir e Chardonnay com as portuguesas e autóctones Baga, Bical, Maria Gomes e Cercial.

Os resultados deste concurso que contou com uma enorme receptividade de produtores da Bairrada estarão para ser divulgados muito em breve.