VINHO DO MÊS – PAI ABEL BRANCO 2016

REGIÃO: Bairrada DOC
ANO: 2016
TIPO: Branco
CASTAS: Maria Gomes e Cercial
PRODUTOR: Quinta das Bágeiras
ENOLOGIA: Rui Moura Alves

TEOR ALCOÓLICO: 13,5%

NOTA DE PROVA:
Uma das componentes que melhor expressa o terroir é podermos, na prova de um vinho, encontrar-lhe as características que definem a vinha donde foram colhidas as uvas usadas na sua criação, as características do ano vitícola e o ADN do seu mentor. Os vinhos da Quinta das Bágeiras têm, desde a sua génese, essa tão particular característica que torna os seus vinhos inconfundíveis.

 

O Pai Abel, branco, do ano 2016 não destoa e logo mostra que a curva temporal daquele ano foi agreste, chuvosa e atípica. Contudo, por estranho que pareça, 2016 trouxe belíssimos e frescos brancos à Bairrada, o mesmo já não acontecendo com os tintos. Proveniente da Vinha Barrio, propriedade onde os terrenos são férteis em argila que retêm as águas pluviais, o vinho, onde Mário Sérgio casa a Maria Gomes com a Bical, concentra austeridade, seriedade, é pleno de mineralidade, mas revela igualmente as notas de elegância trazidas pelas notas citrinas e por uma ligeira floralidade. Na boca, sendo ainda um jovem, é fresco, possui uma acidez vibrante e uma persistência muito assinalável, denotando a leveza da tangerina e algum limão.

É uma das mais belas expressões do terroir bairradino, podendo ser apreciado jovem ou guardado na garrafeira por muitos e bons anos.