A participação da Bairrada no “Concurso de Vinhos Escolha da Imprensa” pautou-se por ser positiva, estando os produtores da região representados em duas categorias, destacando-se nos espumantes.
Apurados os vencedores, são uma “mão cheia” os que levam o título de ‘Grande Prémio Escolha da Imprensa 2018’: um espumante, um branco, um rosé, um tinto e um vinho generoso.

‘Concurso de Vinhos Escolha da Imprensa 2018’, realizado no âmbito do ‘Grandes Escolhas Vinhos & Sabores’.

A Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa conquista, pelo segundo ano consecutivo, o Grande Prémio dos Espumantes, desta feita com o ‘Murganheira Vintage Távora Varosa Espumante branco 2009’. O ‘Villa Oliveira Dão Encruzado branco 2015’, o ‘Mar de Rosas Regional Lisboa rosé 2017’, o ‘Duorum Old Vines Douro Reserva tinto 2015’ e o ‘Alambre Moscatel de Setúbal 20 Anos’, nos generosos, completam o leque dos grandes vencedores.  No total, foram 101 os vinhos premiados, tendo à Bairrada cabido 7 ‘Prémios Escolha da Imprensa 2018’.

 

O júri, com quase 60 elementos, foi composto por representantes dos media – imprensa escrita, rádio e televisão e social media –, proprietários de lojas de vinho, entre outros especialistas, como críticos profissionais de vinhos e líderes de opinião, além de enófilos. A heterogeneidade deste grupo deve ser considerada uma virtude, uma vez que também é importante aproximar a avaliação dos vinhos ao patamar do consumidor mais comum. Outra vertente do Concurso prende-se com o objectivo de aprimorar os seus dotes de avaliação e, com isso, enaltecer a função pedagógica. A própria escolha da composição das mesas de prova leva isso em consideração, misturando todas estas vertentes.

 

Os vinhos vencedores pertencentes a produtores da Bairrada foram:

ESPUMANTES

  • Henriques Bairrada Espumante Super Reserva branco (Caves da Montanha – A. Henriques)
  • Kompassus Bairrada Espumante rosé 2012 (Kompassus Vinhos)
  • Luiz Costa Bairrada Espumante Pinot Noir Chardonnay Bruto Natural branco 2015 (Caves São João Sociedade dos Vinhos Irmãos Unidos)
  • M&M Gold Edition Beira Atlântico Espumante branco (Cave Central da Bairrada)
  • Marquês de Marialva Bairrada Espumante Bical & Arinto Reserva branco 2014 (Adega Cooperativa de Cantanhede)
  • Primavera Blanc de Blancs Bairrada Espumante Bical Reserva branco 2015 (Caves Primavera)

 

VINHOS TINTOS

  • Aliança Baga Clássico By Quinta da Dôna Bairrada tinto 2011 (Aliança – Vinhos de Portugal)
  • M Marquês de Marialva Bairrada Grande Reserva tinto 2011 (Adega Cooperativa de Cantanhede)