15 anos a promover a união ibérica

Com uma presença inicialmente tímida neste Concurso, que já conta com 15 edições, Portugal tem vindo a afirmar-se e, hoje, apresenta cerca de 400 vinhos num universo de mais de 900 vinhos. A edição deste ano do Vinduero bate todos os recordes em número de vinhos, tendo conhecido em 2019 um incremento de cerca de um terço, o que revela que o prestígio do concurso cresce a cada ano.

Foram também mais de 60 os jurados que, durante 3 dias, participaram numa maratona de prémios onde estiveram em avaliação diversas categorias de vinhos, tendo este ano em estreia a presença da categoria “vermutes”.

Uma das maiores curiosidades deste concurso é a versão “En Femenino”, que já vai na sua 3.ª edição. Assim, para além da categoria Geral, todos os vinhos são também avaliados pelas juradas femininas, de cujos resultados sairão os vencedores sob uma perspectiva feminina. O reforço da presença das mulheres no mundo dos vinhos é bem evidente neste concurso realizado em Trabanca, onde já são a maioria dos jurados presentes.

Outra das novidades do corrente ano são os Prémios para a Melhor Imagem Corporativa e Melhor Desenho, mostrando a importância dada hoje em dia à comunicação e marketing no competitivo mundo dos vinhos.

Num concurso em que estão presentes cerca de 80 indicações geográficas espanholas e portuguesas, foi igualmente criada a “Arribe de Platina”, prémio que será atribuído à Melhor Denominação de Origem/Indicação Geográfica de cada categoria dos vinhos em concurso. Esta distinção será atribuída à DO/IGP que obtenha a pontuação média mais alta resultante da soma da totalidade de pontos dos vinhos apresentados pelos seus produtores no Concurso em cada categoria.

A revelação dos premiados já está marcada para Novembro e terá como lugar Pinhel, a cidade falcão sita na Beira Interior, que promete numa Gala irrepreensível conferir todo o glamour a este concurso cujo prestígio é hoje incontornável.