Tirado a Ferros Branco 2017

Produtor: Pimentel Pereira Wines
Região: Midões, Tábua (Vinho de Mesa)
Castas: Encruzado, Malvasia e Uva-Cão
Teor Alcoólico: 13,0%
Preço: 42,50 €

Diz o senso comum que, raramente temos uma segunda oportunidade para criar uma boa primeira impressão. E Pedro Pimentel não descurou a primeira oportunidade que teve para, com a primeira edição dos Tirado a Ferros (tinto e branco), lançar-se no mundo dos vinhos com marca própria em grande.

Consultadas  as notas de prova do Tirado a Ferros 2015, a primeira impressão é que foram limadas as pouca arestas que o branco podia  ter à data, designadamente, a ligeira oxidação que se sobrepunha à fruta e a acidez cortante, questões que o tempo em garrafa logo trataram de harmonizar e transformar num vinho enorme. Provada a colheita de 2017, constatamos que o enólogo/viticultor pegou numa agulha e linha, costurando um vinho sem mácula, de fino recorte e absolutamente entusiasmante para apreciadores de brancos à séria.

O segredo para a qualidade começa naturalmente na matéria-prima. Na vinificação, seguiram-se os métodos tradicionais,  com a colocação da uva, vindimadas em meados de Setembro de 2017,  em lagar de pedra, onde foram pisadas e prensadas, ocorrendo o escorrimento sem decantação para cascos de madeira nova de 225 litros. A fermentação ocorreu no casco e, posteriormente, teve estágio de 23 meses em barrica nova, a que se seguiu 1 mês em inox.

De aspecto límpido, apresenta um bela cor ligeiramente dourada, resultante de uma leve oxidação do estágio em barrica. No nariz é muito rico e elegante, assumindo sintomas melados, cera de abelha, noz moscada e notas fumadas. Na boca é notória a percepção do álcool, a untuosidade, ligeiro citrino, notas amanteigadas e resina, num conjunto muito complexo e envolvente com frescura média. Estrutura, volume de boca e persistência marcadas, tornam-no um dos grandes vinhos de Portugal, a poder competir sem corar no campeonato dos mais consagrados. Foram engarrafados 650 exemplares de 0,75 l e 60 Magnum.