Produtor: Quinta da Lagoa Velha
Região: Bairrada DOC
Castas: Baga, Touriga Nacional e Merlot
Teor alcoólico: 13,5%

Há, nos novos vinhos da Bairrada, uma sustentável leveza e elegância, características que encontramos cada vez mais não apenas nos topos de gama, mas igualmente nos tintos supostamente menos ambiciosos, factores que os tornam cada vez mais foco de toda a nossa atenção. De colheita para colheita constatamos que produzimos cada vez maior qualidade, sendo inegável que há dois factores fundamentais para sustentar essa conclusão: os cuidados na vinha são cada vez mais minuciosos e o trabalho da adega, que se quer minimalista, é de extrema precisão e labor científico. E quando se alia a preocupação com a matéria-prima ao conhecimento, os resultados só podem ser muito positivos.

É o caso deste LAGOA VELHA RESERVA TINTO 2017, oriundo de uma casa com pergaminhos na qualidade da uva e que, agora, aliou a minúcia enológica a uma nova imagem, mais cativante, elegante e harmoniosa, à semelhança do que está a acontecer com os seus novos vinhos.

Este Reserva só é uma surpresa para quem não tiver provado o jovem espumante também recentemente lançado. Há um inequívoco salto de qualidade e, vejam bem, ainda só estamos a falar da gama de entrada desta casa, porque, na calha, estão algumas novas referências a quem o tempo conferiu a excelência e singularidade desta nesta nova fase. Por esses, aguardemos mais um pouco.

Em prova, o RESERVA 2017 não só cumpriu, como superou as expectativas.

De cor rubi intensa, reserva-nos um nariz profundo, com evidentes notas de fruta vermelha madura, toque floral, noz moscada. Na boca expressa o objectivo que o produtor quis conferir ao vinho, ou seja, permitindo-lhe expressar a frescura, nervo e tanino moderado, mas domando-o com suavidade, sedosidade, macieza, com um teor alcoólico não muito elevado, tornando-o elegante e prazeroso.

É um vinho absolutamente recomendado para o dia a dia, porquanto alia a imensa qualidade a um preço muito convidativo.