Original Branco 2018


Produtor: PositiveWine
Região: Bairrada
Castas: 100% Arinto
Enologia: Nuno Bastos
Teor Alcoólico: 13,5%
P.V.P.: 6,50 €

A Arinto, que muitos consideram a grande casta branca portuguesa, pelas suas características está presente na maioria das regiões vitivinícolas do território nacional, comportando-se, sem excepção, com brilhantismo em todas.

Dando origem a vinhos de elevada acidez, frescura vibrante, com um perfil bastante mineral, aparece amiúde como casta melhorante de vinhos a cuja composição falta garra e acidez, nomeadamente no Alentejo e Ribatejo.

Também na Bairrada a Arinto se impôs com brilhantismo, sobretudo porque, às suas características naturais, aliou as do terroir bairradino, como sejam a atlanticidade, a composição dos solos e tudo aquilo que enobrece e confere longevidade aos vinhos.

No caso do Original, naquela que é uma entrada de leão da PositiveWine no reino dos vinhos tranquilos, o conceito que esteve por trás da sua concepção foi mesmo não condescender com vulgaridade, cimentando uma filosofia de impressionar pela qualidade à primeira.

As uvas foram sujeitas a um desengace total, prensagem suave e decantação estática a frio. A fermentação ocorreu em cubas de inox com temperatura controlada e, posteriormente, o vinho estagiou durante 8 meses em barricas de carvalho francês.

De cor amarela cítrica brilhante, impressiona no nariz pelas notas defumadas, alperce confitado, flor de laranjeira. Na boca mostra-se opulento em corpo e estrutura, fresco, mineral e vigoroso. Persistente, envolvente e com uma acidez vibrante, repete as notas tostadas, mostrando-se cativante e uma das melhores opções desta casta nos vinhos DOC Bairrada, por um preço irresistível.