Produtor: Falua – Sociedade de Vinhos, S.A. R
Região: Regional Tejo
Tipo: Branco
Castas: Arinto, Fernão Pires e Verdelho
Teor Alcoólico: 12,5%

O Tejo, rio que cruza o território e desagua no Atlântico, providencia vários Terroirs diferentes, com aptidões diversas e passíveis de definirem de forma absolutamente distinta o perfil  dos vinhos, atendendo à diversidade climática e, sobretudo, da composição e riqueza dos solos.

As vinhas da Falua situam-se maioritariamente na margem esquerda do rio, numa zona apelidada de “Charneca”, de solos  mais pobres, compostos maioritariamente por areia e calhau rolado, sendo o clima mais seco e onde as temperaturas  atingem níveis bastante elevados. A influência destas  condicionantes na vinha e no produto final são óbvias, daí que  a escolha das castas, tempo de maturação e altura de vindima, são fundamentais para se conseguirem vinhos equilibrados e  que mantenham a acidez e frescura.

O propósito para este Sommelier Edition foi dúplice. Criar um vinho que mostrasse a frescura na boca e, ao mesmo tempo, exibisse um cariz perfumado intenso, tão do agrado de um  consumidor de perfil mais universal. Criado a partir das castas  Fernão Pires (uva que trouxe a exuberância aromática), Arinto e  Verdelho, que tiveram uma vinificação em separado, sendo que  apenas parte da Arinto fermentou em barricas de 300 litros de carvalho francês de segundo e terceiro ano.

O vinho, de cor amarela palha, busca sobretudo a intensidade aromática, onde se destaca a componente citrina da toranja, laranja, notas florais e uma frescura de nariz a transportar-nos  para prados primaveris. Na boca, apesar da juventude, mostra  opulência, ligeira untuosidade e busca a acidez, mineralidade, características que a Arinto e a Verdelho tão bem exprimem no  território nacional e, também aqui, não são excepção, mas que  ainda pode ir mais além.

Com uma componente gastronómica séria, brilha mais em pratos de peixe grelhados magros, saladas e massas, prometendo uma persistência que complementa a boa gastronomia.