Com a pandemia a limitar-nos e confinar-nos, Eric Asimov, reputado crítico de vinhos do “New York Times”, foi às compras através das plataformas digitais, tendo por objectivo eleger os vinhos que o fizessem viajar pelo Mundo sem sair de casa. No final, promoveu uma escolha exclusiva de 20 vinhos que, em comum, tinham o facto de se encontrarem à venda nos Estados Unidos por menos de 20 euros e expressarem na plenitude o “terroir” de origem, traduzindo-se em grandes compras, numa excelente relação qualidade-preço.

Portugal surge nesta lista com apenas um vinho e o escolhido de Asimov vem da Bairrada, da Casa de Saima. “Casa de Saima Baga Tonel 10 tinto 2018” é um vinho que já por diversas vezes mencionámos aqui na “Magazine” pela sua irreverência, aliada a uma imensa elegância e frescura, derrubando tabus que afirmam que os vinhos elaborados a partir da casta Baga apenas se tornam consumíveis após longos anos de estágio. Graça Miranda, a líder da pequena empresa situada em Saima, concelho de Anadia, entregou há vários anos a enologia a Paulo Nunes, tendo este interpretado na perfeição as vinhas e o conjunto do “terroir” local, trazendo a esta Casa clássica um arrojo que lhe permite criar vinhos icónicos, como este que faz parte da lista tão exclusiva do “New York Times”.

Eric Asimov destaca, ainda, a Bairrada como região de identidade muito vincada, que se reflecte nos vinhos, em parte devido à sua influência marítima do Atlântico e solos calcários. Uma região que tem promovido uma forte aposta nas castas autóctones, especialmente a Baga, casta rainha da região, a tinta que está na origem do vinho eleito “Casa de Saima Baga Tonel 10 tinto 2018”, vinho gracioso e comovente, com sabores terrosos de frutas vermelhas, fermentado em lagares de cimento, tonéis de madeira e, posteriormente, estagiado em barricas usadas. Um vinho que mostra a Baga em todo o seu esplendor.