Vale da Mata Reserva Tinto 2017

A frequência com que aqui regressamos aos vinhos do universo Rocim, mostra bem a inquietude criativa do casal Catarina Vieira e Pedro Ribeiro. De pés assentes no Alentejo, os horizontes foram-se alargando a outras regiões e, actualmente, Lisboa e o Douro têm o gosto de os ver produzir novos e audazes vinhos.

O projecto Vale da Mata é um desses redutos, numa propriedade de solos agrestes e repleta de memórias familiares, sobretudo as do avô da Catarina, que afiança ali ter plantado as vinhas que deram origem ao melhor vinho que fez em toda a sua devota vida dedicada à agricultura. Terras rudes onde homens e mulheres se dedicavam ao labor do trabalho, alheados do Mundo que evoluía de forma demasiado estonteante para quem o tempo passava mais devagar.

O Vale da Mata Reserva Tinto é um pouco desse exaltar de memórias, da lembrança de tempos antigos sustentado na experiência daqueles que desbravaram a terra e, hoje, recebem os afectos de ver que o seu legado se perpetua nos netos que tão bem beberam dos seus ensinamentos.

Costurado a partir das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz, resultou de uma vindima no dealbar do equinócio, tendo a uva sido objecto de selecção criteriosa. A fermentação ocorreu em balseiros de carvalho francês e o estágio em barricas novas de carvalho francês durante 16 meses, o qual veio a deixar a sua marca no vinho. O estágio em garrafa, tão essencial à estabilização e harmonização, ocorreu durante 11 meses.

O resultado é um tinto de cor granada densa, destacando-se no aroma a componente vegetal seca, de folha de tabaco, folha de louro, as notas especiadas, com alguma especiaria doce e madeiras exóticas, o que lhe confere características bastante distintas  do que habitualmente provamos nesta região, sendo isso um ponto de valorização. Na boca é um vinho “smooth”, de tanino delicado, acidez contida, belíssima estrutura, enchendo-nos a boca, nunca prescindindo da busca da elegância e exibindo uma mineralidade cativante. É um vinho adulto, maduro, sem imposição do álcool e absolutamente gastronómico. Perfeito para dias invernosos.
O que podemos acrescentar? Não há vinho que este casal produza que baixe os parâmetros de qualidade elevada e, isso, é um sinal de consistência que reafirma a confiança do consumidor.