Quinta do Noval Axa Millesimes Serge Chapuis

“Estou muito satisfeito por anunciar a declaração de três excelentes Portos Vintage da Quinta do Noval do ano de 2019: o Quinta do Noval Nacional Vintage 2019; o Quinta do Noval Vintage 2019; e o Quinta do Passadouro Vintage 2019.” Foi com manifesto regozijo que Christian Seely, Director Geral da Quinta do Noval, anunciou a boa nova.

A decisão de declarar o “Quinta do Noval Nacional 2019” não foi difícil, uma vez que, desde as primeiras provas após a vindima, o vinho revelou grandeza e profundidade merecedoras do nome “Nacional”. Produzido na pequena parcela virada a noroeste com vinhas de pé-franco plantadas em socalcos no coração da Quinta, o Nacional, que é um field blend de várias castas tradicionais do Douro, foi vindimado, como habitualmente, em apenas um dia, a 9 de outubro, e vinificado com pisa a pé num lagar pequeno. Poderoso, estruturado e persistente, o Nacional é simultaneamente fresco e elegante. Muito complexo e profundo, a Noval acredita estar perante um grande “Nacional”.

Por sua vez, o “Quinta do Noval Vintage 2019” tem um estilo Noval clássico e puro. Os vinhos foram seleccionados dos  145 hectares da Quinta e, para fazer o lote final do Vintage, a escolha recaiu em vinhos de 13 parcelas diferentes, , maioritariamente do vale do Pinhão, mas também do vale do Roncão, e de vinhas com vista para o rio Douro.

Perfeitamente harmonioso e elegante, encantador, concentrado e delicado, o Quinta do Noval representa a mais firme tradição da casa.

Por fim, o “Quinta do Passadouro Vintage 2019” é o primeiro vinificado pela equipa da Quinta do Noval, após aquisição da propriedade no verão de 2019. Seeley mostra-se, igualmente, muito satisfeito com a qualidade do primeiro Vintage no Passadouro, que revela muita personalidade e reflete o terroir, justificando, com isso, a decisão de adquirir esta vinha. Apesar de o Passadouro ser vizinho das vinhas da Quinta do Noval no Pinhão e no Roncão, e de ter uma qualidade e carácter reconhecidos, não deixa, contudo, de mostrar nuances diferentes que são distintas em cada parcela no Douro. Sendo essa singularidade, diferença e qualidade que encanta a empresa.

O ano de 2019 teve condições climatéricas secas e soalheiras, quase sem chuva entre Maio e Agosto. As temperaturas foram, no entanto, mais baixas do que o habitual, tornando a ausência de chuva mais fácil de suportar para as videiras. As uvas estavam em perfeitas condições sanitárias aquando da vindima, graças à baixa pressão de doenças durante o ciclo vegetativo. As condições de vindima foram ideais, com temperaturas moderadas e geralmente tempo seco, tendo a ligeira precipitação ocorrida em 21 e 22 de Setembro ajudado ao equilíbrio das maturações. A vindima foi bastante longa, tendo decorrido durante 6 semanas para apenas terminar a 18 de Outubro. Este facto não é, de todo, anómalo na Quinta do Noval, dada a diversidade de castas existentes, diferentes orientações e altitudes, que resultam na definição de diferentes datas de vindima para cada parcela específica. 2019 foi um ano perfeito, que permitiu escolher o momento certo para vindimar cada parcela, o que permitiu uma maior precisão na vindima e vinificação. A pureza, complexidade e carácter dos vinhos mostram, agora, como aquelas condições foram essenciais para o resultado.