O XIII Concurso de Vinhos do Algarve, certame que tem por objetivo a atribuição de distinções aos vinhos engarrafados do Algarve, tem o seu início já amanhã com a recepção dos jurados que, no dia seguinte, iniciarão as provas. Nesta que é a 13ª edição deste Concurso, batem-se recordes de participação, estando 132 amostras em prova, de 32 produtores daquela região Vitivinícola, o que corresponde a um aumento da participação de produtores na ordem dos 30%.

Sara Silva, Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, mostra regozijo por esta massiva participação, que traduz também o crescimento do número de produtores no Algarve, região na qual surgem cerca de 5 novos produtores por ano, o que revela o enorme dinamismo existente. Como entidade certificadora, a Presidente da Comissão Vitivinícola enaltece também a  maior diversidade dos vinhos  da região, com aposta na casta autóctone algarvia, a Negra Mole, e o regresso aos ancestrais vinhos de ânfora.

No que toca ao Concurso, é pretensão do mesmo estimular a produção de vinhos de qualidade, bem como  promover os melhores vinhos produzidos na Região do Algarve.
Este ano o Concurso de Vinhos do Algarve será realizado em parceria com o Município de Lagoa e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
A direção técnica e o secretariado do concurso serão da responsabilidade da Comissão Vitivinícola do Algarve.
A organização do XIII Concurso dos Vinhos do Algarve atribuirá os seguintes PRÉMIOS OFICIAIS:

  • Medalha de Prata

  • Medalha de Ouro

  • Grande Medalha de Ouro: “Melhor Vinho do Algarve”

Trata-se de um Concurso Oficial, com o devido reconhecimento e divulgação do Instituto da Vinha e do Vinho