A promoção de uma região vitivinícola, o desafio à interioridade, faz-se com momentos que nos marcam, que se pautam pela diferença e arrojo e, sobretudo, colocam todos os focos nos produtores. Estes os verdadeiros artífices da excelência, apenas necessitando que as autoridades que os tutelam possuam a capacidade, a vontade e o labor para os fazer brilhar.

Foi essa capacidade demonstrada pela Comissão Vitivinicola da Região Beira Interior, aliada a municípios que não negam apoios, como é o caso da cidade Falcão, Pinhel, que permitiu que o evento de entrega de prémios do Concurso de Vinhos da Beira Interior se revelasse um êxito retumbante.

O local eleito para a realização do jantar e entrega de prémios foi o Parque da Trincheira, tendo a recepção aos convidados ocorrido nas Piscinas Municipais. Presentes estavam o Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, o Presidente do I.V.V., Bernardo Gouvêa, tendo por anfitrião o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura. A conduzir todo o evento esteve o Presidente da C.V.R. da Beira Interior, Rodolfo Queirós.

Nesta que foi a 14ª edição do Concurso de Vinhos da Beira Interior, o grande vencedor foi o vinho Beyra Superior DOC Beira Interior Tinto 2019, do produtor Rui Roboredo Madeira, ele que foi também o mais premiado da noite com 4 vinhos em destaque.

Foram ainda atribuídos a Medalha MELHOR VINHO NO FEMININO ao doispontocinco Síria Colheita Especial DOC Beira Interior Branco 2018, do produtor 2.5 Vinhos de Belmonte, a Medalha de MELHOR IMAGEM A CONCURSO foi para o vinho Casas do Côro DOC Beira Interior Reserva Tinto 2018, do produtor Casas do Côro, cabendo a Medalha da MELHOR IMAGEM NO FEMININO para o vinho Rosa da Mata DOC Beira Fernão Pires Branco 2019, da produtora e enóloga, Patrícia Santos.

Para além do MELHOR VINHO DA BEIRA INTERIOR, o júri do concurso que se realizou nos dias 16 e 17 de Junho, atribuiu ainda um total de 13 medalhas de Ouro e 12 Medalhas de Prata, estando em concurso 83 vinhos de 31 associados interior Fernão Pires Branco 2019, da produtora e enóloga, Patrícia Santos.