Foi no passado dia 22 de Julho que a Confraria dos Enófilos da Bairrada divulgou os premiados do concurso “Os Melhores Vinhos da Bairrada” – Colheita 2020. O local escolhido para a cerimónia foi a renovada “Estação” de Aveiro, o edifício situado no topo da Avenida Lourenço Peixinho, cujo trabalho de requalificação foi executado pelo Município de Aveiro e, hoje, serve de montra aos melhores produtos endógenos do distrito de Aveiro, no qual se integra grande parte da região vitivinícola da Bairrada.
Contando com a presença do Director Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional e, igualmente, Presidente da Associação Rota da Bairrada, José Pedro Soares, e do Vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Capão Filipe, teve no Presidente da edilidade aveirense, José Ribau Esteves, o anfitrião da cerimónia. Ribau Esteves, ele também Confrade da Confraria dos Enófilos , enalteceu o papel da Confraria na divulgação dos vinhos da Bairrada, congratulando esta instituição também pela escolha do local para a realização da entrega de prémios, afirmando a disponibilidade total do Município de Aveiro para colaborar com a promoção e valorização da Bairrada, que também é sua.
Já Célia Alves, Presidente da Confraria dos Enófilos, na sua intervenção não deixou de referenciar as dificuldades vividas no último ano e meio, fruto da pandemia que nos assolou e afectou de modo gravíssimo todo o sector vitivinícola. Também o Concurso, que se realiza ininterruptamente há 41 anos, sendo o mais antigo a nível nacional, sofreu algumas vicissitudes por força das limitações impostas pela pandemia, desde logo no número de amostras que nos últimos dois anos foi ligeiramente inferior, mas sobretudo na realização da cerimónia de entrega de prémios, que não pôde contar com a presença de todos os produtores participantes.
A Presidente da Confraria não deixou de agradecer ao Município de Aveiro a forma como colaborou intensamente para o sucesso desta iniciativa, congratulando igualmente Ribau Esteves e a sua equipa pela forma como recuperaram o edifício histórico da “Estação”, imóvel que na sua fachada de azulejos também lembra a Bairrada com as suas vindimas e o Palace do Bussaco.
Os premiados
O momento mais aguardado da tarde era mesmo a entrega de prémios, os quais estavam distribuídos pelas categorias de tintos, brancos e rosados. Nos tintos, o primeiro prémio foi atribuído ao Baga, da Adega Sarmento, S.A., cabendo o segundo lugar à Adega de Cantanhede (Lote de 50 Barricas) e o terceiro ao produtor João Paulo Machado Unipessoal, Lda. (Baga, Touriga Nacional e Tinta Pinheira). Nos brancos, o destaque principal foi para a Quinta da Mata Fidalga, Lda. (Mata Fidalga Selection), secundada no segundo lugar pela Quinta dos Abibes Viticultura, Lda. (Quinta dos Abibes Sauvignon Blanc), cabendo o terceiro lugar à Quinta da Lagoa Velha Unipessoal, Lda (Quinta da Lagoa Velha Sauvignon Blanc). Por fim, nos rosados coube às Caves Primavera, S.A. (Fio de Oiro) o primeiro lugar do pódio, seguindo-se a produtora Célia Moreira Briosa Neves (Nelson Neves), cabendo o terceiro lugar às Caves São João, Lda. (Quinta do Poço do Lobo)
A cerimónia foi ainda abrilhantada musicalmente com a presença do The Pitch Quartet, com o solista Henk Van Twillert