Há nos vinhos da Quinta dos Abibes que ostentam a categoria Sublime características diversas que criam ansiedade nos consumidores. A busca por eles lembra as epopeias cristãs para encontrar o Santo Graal, como símbolo ecuménico da perfeição. Os fiéis cruzados calcorreiam garrafeiras em busca dos últimos exemplares, questionam tudo e todos que os possam auxiliar nessa missão e, esgotados os exemplares, ajoelham-se, pedindo aos deuses que não tardem em anunciar as novas colheitas. Sublime tinto, branco e espumante são sempre espécies em vias de extinção, e, sempre que colocados à venda, são objecto de uma sôfrega procura.

Mas a ansiedade não se fina com a sua aquisição. Possuindo-os, instala-se nos felizes contemplados o dilema entre o saciar-se com o vinho ou guardá-lo para lhe aferir o esplendor do potencial de guarda.

Enquanto não chega às melhores prateleiras o desejado Quinta dos Abibes Sublime Brut Nature (não desesperem, que está para breve), falamos hoje da versão tranquila em tinto: o QUINTA DOS ABIBES SUBLIME tinto, desse magnífico 2011.

De Touriga Nacional vindimada em excepcional estado de maturação, uva que foi totalmente desengaçada e objecto de maceração pelicular lenta, suave e prolongada. O estágio ocorreu durante 12 meses, sendo parte em barrica nova de carvalho francês (70%) e em barrica de segundo ano (30%), a que se seguiu o estágio em garrafa durante mais 18 meses.

Apresenta um aspecto cristalino e uma cor granada bem definida com laivos acastanhados. No nariz evidencia a qualidade da fruta madura, notas florais, ligeiro especiado e couro. Na boca, é opulento sem perder elegância. Evidencia, mais uma vez, a fruta, suas compotas, com taninos bem polidos, privilegiando a suavidade, conforto, volume e prazer, um imenso prazer que associamos a lareiras em pleno inverno, fruto também da qualidade da madeira que o produtor usa para a plena integração do vinho. Será sempre um vinho associado a momentos sublimes e únicos.

Foram apenas produzidas 2.300 garrafas e pode ser adquirido nos espaços da Rota da Bairrada pelo preço de 32,50 €.