Numa iniciativa inédita, as Caves São Domingos, empresa de raiz familiar que caminha para os 82 anos de história, realizarão no próximo dia 26 de Janeiro uma acção formativo e pedagógica de poda das videiras, processo ancestral realizado no Inverno, essencial para a preservação da planta e produção de vinhos de qualidade “premium”.

Actualmente, as Caves São Domingos têm a seu cargo cerca de 100 hectares de vinhas, cultivadas em modo de “Protecção Integrada”, as quais são cuidadas por uma vasta equipa de profissionais de viticultura.  É este grupo que define o corte mais ou menos severo das varas para assim melhor controlarem o crescimento dos seus gomos, de forma a manter a planta sempre em equilíbrio. A actual filosofia das Caves São Domingos crê em produções optimizadas ao longo da vida da planta, trabalhando diariamente para obter as melhores uvas e agregando no vinho todos os benefícios da qualidade, sustentabilidade que conferem uma imagem “premium” aos espumantes e vinhos com a chancela desta casa fundada em 1937.

Os trabalhos serão realizados na secular Quinta de São Lourenço, uma propriedade com mais de 200 anos  e que encerra em si vários episódios da História de Portugal, designadamente, de governança e criação de legislação fundamental do país.

A ocasião servirá igualmente para a pré-apresentação do primeiro Tinto Bairrada Clássico a lançar pelas Caves, a provar na adega da empresa. Este vinho será um 100% Baga que só irá ser lançado no mercado em 2020. Em estreia estarão também as novas coqueluches de uma a estrear linha de espumantes de qualidade superior com a marca ELPÍDIO: o espumante ELPÍDIO SUPERIOR BRUTO 201, que terá a sua apresentação comercial nesse mesmo dia, e os espumantes ELPÍDIO CUVÉE BRUTO 2013 e ELPÍDIO VELHA RESERVA BRUTO 2014, que terão a sua ida para o mercado ainda no corrente ano de 2019. São novos espumantes, com uma nova imagem e com uma aposta marcante no “método clássico” e estágio prolongado em cave.