ÍSSIMO blanc de noirs Baga Bairrada 2013

Um dos maiores desafios colocados ao projecto Baga Bairrada é o da auto-superação, possibilitando criar espumantes com aquela logomarca cada vez mais exigentes, com mais tempo de estágio, para assim alcançarem um posicionamento premium no mercado onde a Bairrada também quer ocupar o primeiro lugar do pódio.

Neste particular, as Caves Arcos do Rei, empresa familiar cujo foco se centra na Bairrada e no Dão, não quis deslustrar a fama de criar bons espumantes e apostou num Baga Bairrada que ultrapassasse largamente os “mínimos olímpicos” definidos para esta referência.

Resultante da vindima de 2013, a uva foi levemente prensada, no intuito de lhe extrair apenas o “mosto lágrima”, mais limpo, que foi posteriormente decantado a frio e fermentou a temperaturas controladas.

Tendo sido lançado em 2016 com, pelo menos, 24 meses de estágio, hoje, 4 anos após ter sido engarrafado, apresenta em ponto rebuçado todas as características que desejamos de um Baga Bairrada. Sendo engarrafados 30 mil exemplares, a política das Caves Arcos do Rei é a de ir fazendo o degorgement à medida das necessidades comerciais, daí que o exemplar adquirido em 2018 já tenha uns belíssimos, pelo menos, 48 meses de estágio, que o tornam um dos mais desafiantes espumantes a ostentar a logomarca.

De bolha muito fina e cordão persistente, no nariz revela ao que vem, apresentando evidentes notas tostadas, de brioche, maçã e frutos secos. Provado, mostra que a elegância não lhe tira o vigor da frescura e acidez que a Baga tão bem encerra no seu ADN, com uma belíssima mousse, mantendo uma perfeita estrutura e volume. As suas características de exigência tornam-no extremamente versátil, podendo apelar à sua vertente gastronómica ou ser apenas um companheiro para momentos lúdicos e sem mesa por perto.

É um espumante que honra a região e categoria Baga Bairrada. Pode ser adquirido nos espaços da Rota da Bairrada ou na loja online pelo preço de 10,00 €.