Vinhos e gastronomia da região no ‘[email protected]

BAIRRADA À CONQUISTA DE LISBOA A 23 DE MARÇO

Com estreia em 2015, o Bairrada LX celebra em 2019 a sua 3ª edição e promete levar a Lisboa o melhor dos vinhos e gastronomia da região. O evento decorre no Sábado, dia 23 de Março, entre as 15h00 e as 20h00. O local eleito volta a ser o Estúdio Time Out, no primeiro piso do Mercado da Ribeira, em Lisboa.

A organização cabe à Eira da Beira, que conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Como tal, os produtos vínicos presentes no ‘[email protected]’ são todos certificados, envergando o selo de qualidade DO Bairrada ou IG Beira Atlântico.

Porque a aposta é num evento friendly, onde os enófilos possam, em tempo útil, fazer um périplo por todos os produtores presentes, degustando uma pitada do que cada um tem para oferecer, o número de presentes mantem-se nas duas dezenas.

Na manga, os produtores trazem as mais recentes colheitas DO Bairrada e IG Beira Atlântico, mas também as de outros anos, bem como vinhos e espumantes, respectivamente, das categorias ‘Clássico’ e ‘Baga Bairrada’. Todas as referências vínicas em prova podem ser encomendadas durante o evento, estando disponível um catálogo com os respectivos preços (convidativos, mas apenas válidos para compras feitas nesse dia).

 

REI DOS LEITÕES ASSEGURA A GASTRONOMIA

O restaurante o Rei dos Leitões volta a seguir viagem com os néctares da Bairrada e marca presença – assídua – no evento. O ‘Leitão à Moda da Bairrada’ é já um clássico, por isso, não vai faltar à chamada. A ele juntam-se outras iguarias, com destaque para a doçaria da região.

Convém salientar a importância do Mercado da Ribeira para o ‘[email protected]’: trata-se de um espaço com uma conotação verdadeiramente cosmopolita, onde quem vive ou está de passagem por Lisboa, possa redescobrir, provar a aprofundar o conhecimento acerca da região vitivinícola da Bairrada. Ao mesmo tempo, pode fomentar maior expressão destes vinhos na restauração que se encontra concentrada neste centro de gastronomia da capital do país.

Os produtores já confirmados são Adega de Cantanhede, Ataíde Semedo, Campolargo, Caves Arco do Rei, Caves Messias, Caves Montanha, Caves Primavera, Caves São Domingos, Caves São João, GIZ by Luís Gomes, Kompassus, Luís Pato, Nélson Neves, Positive Wine, Quinta da Lagoa Velha, Quinta das Bágeiras, Rama & Selas, Regateiro e Aplauso, Sidónio de Sousa e Vadio

 

PROVAS NO BALCÃO COM…

Este ano, as habituais ‘Bairrada Talks’ vão dar lugar às ‘Prova(s) no balcão com…’, momentos em que os produtores ou os seus enólogos vão poder partilhar as suas histórias e vinhos com os enófilos que conseguirem lugar nestas provas. São bastante limitados, para que seja tempo de extrema qualidade.