Gosto de vinhos que, à primeira abordagem, me transmitem uma sensação de confiança e que estão dispostos a criar relações duradouras. Não querendo com isto dizer que nos devamos entregar sem quaisquer reservas ou dogmas. No entanto, é a forma como ele se mostra, sem faces ocultas ou subterfúgios, sem nos criar dúvidas ou hesitações, que nos faz abrir-lhe os braços, recebendo-o, nele confiando para nos acompanhar. No fundo, será o facto de não desejarem ser vinhos do momento, instantâneos, daqueles dados a relações voláteis, que hoje nos encantam por serem a “trend” do momento, mas amanhã perfeitamente descartáveis.

É esse selo de confiança e perenidade que traz este Busto Touriga Nacional, um reserva tinto da colheita de 2015, da Quinta da Barca, casa duriense que define como estandarte para os seus vinhos um propósito directo e essencial de proporcionar o prazer directo, sem excesso da complexidade que nos distrai da essência.

De cor densa, profunda e rebordos violáceos, seduz no nariz pela intensidade da fruta madura, cereja compotada, cassis, suave doçura e um ligeiro abaunilhado fruto de uma passagem pela barrica de carvalho francês por um período entre 6 a 9 meses, presença harmoniosa e sem vestir o vinho, que se mostra nú e desmaquilhado. Na boca, assume uma abordagem mais desassombrada, enérgica e vivaz. Exibe com confiança um tanino vibrante, sem devaneios acídulos, percepção alcoólica bem presente, compensada com frescura que o torna guloso, voluptuoso,  cativante e persistente.

É um Douro directo e sincero, vendido a um preço muito justo de 18,00 €.