No nosso quotidiano, somos diariamente confrontados com histórias de vitivinicultura heróica, onde homens e mulheres que arriscaram tudo, produzem um número reduzidíssimo de garrafas que, naturalmente pela escassez, chegam apenas a meia dúzia de consumidores. Os feitos destes heróis são glorificados por “bloggers”, escanções, Sommeliers e jornalistas, como se tivesse sido descoberta a “última Coca-Cola do deserto.

Contudo, neste diverso e tão eclético mundo do vinho, há centenas de heróis desconhecidos que, ao contrário, de criarem produtos raríssimos, procuram fazer vinhos correctos, honestos, bem feitos, sem mácula ou defeitos e que fazem as delícias de mais de 90% dos consumidores portugueses, porque são realmente bons vinhos, certificados pelas suas Comissões Vitivinicolas e, sobretudo, surgem nas prateleiras dos espaços comerciais que a maioria dos consumidores frequentam, as grandes superfícies, a preços que lhe permitem um consumo diário de qualidade sem entrar em loucuras.

Hoje falamos aqui de um vinho que pode ser um arquétipo do conceito que acabei de referir. O herói desconhecido desta história é o Rui Varela, cuja orgulho em fazer e apresentar bons vinhos da sua lavra parece tão ou mais relevante do que outras razões. Neste RAPALOBOS TINTO DOURO DOC 2018,  da Sociedade Agrícola Quinta de Santa Eugénia, um blend de Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, com 13,5% de teor alcoólico, o propósito foi fazer um belo vinho português, acessível a todos os portugueses e com uma fórmula que honra o imenso Douro.

De cor rubi intensa e brilhante, revela um nariz onde surge uma fruta vermelha exuberante, com predomínio da cereja, conjugada com um interessante toque fumado. Sem passar pela barrica, que não lhe fez falta nenhuma, não deixa de ter um tanino bem polido, revelando-se na boca com um ligeiro especiado, de pimenta preta, redondo, fruta madura e boa persistência. Com um trabalho de enologia muito competente, pode ser encontrado nas prateleiras a um preço de 4,50 €, o que o torna um dos belos vinhos do Douro para consumir diariamente.