O fascínio pelos vinhos de vinhas velhas do Douro faz-me sempre recordar o filme “Forrest Gump” e a sua famosa caixa de chocolates. A magia destes vinhos, tal como a da caixa de chocolates, é que nunca sabemos o que nele vamos encontrar. Cada vinha velha tem uma impressão digital única, cujas linhas da mão possuem uma identidade própria, irreplicável e inimitável.

Na Vallegre, as vinhas velhas são um assunto levado a sério, sobretudo no que toca a fazer vinhos que nos marquem e proporcionem prazer. Daí que o VALLEGRE VINHAS VELHAS RESERVA ESPECIAL 2016 seja oriundo de uma vinha com mais de 80 anos, localizado na Quinta da Vista Alegre, no Cima Corgo. Com uma exposição privilegiada e maioritariamente a Sul, ali crescem a Tinta Amarela, a Touriga Franca, o Sousão, a delicada Tinta Francisca, a obrigatória Touriga Nacional, mas igualmente uma mão cheia de outras castas que vão desaparecendo, mas nas vinhas velhas vão resistindo à massificação. É dali que se faz uma vindima muito seleccionada para pequenas caixas, procedendo-se ao desengace total da uva, ocorrendo a fermentação em lagares, nos quais se realizou a pisa a pé. Posteriormente, ganhou um estágio em barrica nova de carvalho francês durante uns longos 22 meses.

O resultado é um vinho de cor rubi profunda, com aromas que nos convidam a procurar os vários recantos que nos oferece, vagueando entre o chocolate negro, o cacau, a profundeza balsâmica, o alcaçuz, tudo embrulhado numa fruta bem madura e opulenta, com a madeira a evidenciar-se. Na prova de boca regressa a graciosidade da fruta madura, tocada por uma vertente especiada, com predominância para a pimenta preta, folha de tabaco seca, suavidade de tanino e uma acidez nada impositiva. Atraente e sedutor, é imperativo que seja servido à mesa, acompanhando pratos de substância, carnes de caça, queijos com mais de 24 meses de cura e, sobretudo, companhia à altura para desfrutar de todas as nuances que o fazem mover.

Belo vinho, com um teor alcoólico de 14,0% e um PVP em garrafeira a rondar os 30,00 €.