A Quinta da Barca, empresa familiar duriense sediada em Vila Marim, Mesão Frio, no coração do Baixo Corgo, anunciou hoje que a nova responsável pela enologia é Joana Pinhão.

A Quinta da Barca, criada em 1995 por Maria Helena Alves  e Alcino Teixeira, é um projecto pessoal da família, sustentado no trabalho e dedicação extrema ao longo dos anos. Num comunicado emitido por Justina Teixeira, a actual responsável por toda a dinâmica da empresa, é assumido conscientemente que o crescimento do projecto e a vontade de trilhar novos caminhos implicava uma necessária mudança, assente no paradigma de que cada vinha e cada vinho que dela nasce é único, inimitável e irrepetível. A directora executiva da Quinta da Barca está decidida em apostar numa identidade muito vincada dos seus vinhos e, após  um aturado processo de consulta àqueles que lhe são próximos, encontrou em Joana Pinhão aquela que será a pessoa ideal para, doravante, assumir o controlo de toda a enologia da empresa.

Joana Pinhão nasceu em Alpiarça, região do Tejo, e desde tenra idade trocou as férias de Verão pelo trabalho nas vindimas. Em 2000 inicia a sua formação superior no Instituto Superior de Agronomia, onde cursou Engenharia Agronómica, no ramo de viticultura e enologia. Em 2006 inicia estágio na Casa Cadaval e, no ano seguinte, integra a equipa de enologia da Quinta Vale Dona Maria/Van Zeller & Co., onde permaneceu até 2019, tendo assumido a responsabilidade pelos vinhos do Porto DOC Douro. A sua vontade de aprender mais fá-la também viajar pela região de Toro, em Espanha, e pela África do Sul.

A concretização de um dos seus sonhos nasce em 2011, quando, em parceria com Rui Lopes, cria o projecto pessoal no Douro que a acolheu, revelando uma visão muito própria da região e da interpretação das suas vinhas velhas, com a marca Somnium. O tempo fá-la abrir horizontes e regressar à região que a viu nascer , Alpiarça, e, em 2015, procede a uma reconversão das vinhas da Charneca, num modelo que integra a aposta em várias castas nacionais e internacionais, lançando o primeiro vinho deste projecto em 2019. Nos últimos anos tem liderado a enologia de vários projectos no Douro e, agora em 2021, chega à Quinta da Barca com a expectativa de colaborar numa nova fase da vida dos vinhos “Busto”, alicerçada na potenciação máxima das vinhas e da identidade da casa.