Há uns dias atrás, quando me foi apresentado este espumante, debrucei-me sobre a mais discreta enóloga da Bairrada e afirmei-lhe, peremptoriamente, que a cada referência ou ano de colheita que lançava, mostrava estar cada vez mais afinada, exigente e a privilegiar uma elegância absolutamente notável. Como além de discreta, é também muito modesta, Susana Pinho atirou todos os louros para a excelência da matéria prima com que trabalha.

É certo que, em grande parte, tem razão, contudo, há méritos que não lhe podem ser retirados.

A criação deste grande espumante, é certo, começa no rigoroso trabalho feito na vinha, com uma intensa monitorização ao longo de todo o ciclo vegetativo.

É este cuidado exemplar que permite uma vindima perfeita de Chardonnay, nos primeiros dias de Agosto, e Arinto, três semanas depois, garantindo-se a forte acidez e o baixo teor de açúcares das uvas da Pedreira de Vilarinho. Privilegiando a frescura e finesse da Chardonnay e a vincada acidez da Arinto, as uvas foram cuidadosamente prensadas para evitar que a película da uva e a grainha confiram sabores herbáceos e tânicos ao vinho base. Após a primeira fermentação, o vinho base é engarrafado e, a partir daí, inicia-se a fase que é a imagem de marca da excelência das Caves São Domingos – um estágio longo, longo, pois só o tempo confere ao espumante as características exigidas por esta casa de Ferreiros. No caso deste, foram mais de 48 meses de estágio.

Findo este período, segue-se o degorgement e mais dois meses de repouso antes de ver a luz do dia.

Em prova, supera-se e mostra que as Caves São Domingos são, provavelmente, uma das maiores especialistas em espumantes elegantes, cosmopolitas, capazes de ombrear com os mais distintos champagnes. A sedução começa logo deante dos olhos, com aquele cordão de bolha fina, lento, que nos enfeitiça. No nariz é terno, elegante, sugerindo frutas de polpa branca, maioritariamente pêra e maçã, com um suave citrino e a obrigatória tosta. Na boca é tudo o que pedimos a um espumante ambicioso: frescura, cremosidade, envolvência e muita sofisticação.

Diria que é um dos melhores espumantes já criados pelas Caves São Domingos, mas quase já começa a ser lugar comum estas referências aos vinhos desta casa que não conhece outra graduação de qualidade que não seja a de enorme excelência. É um espumante absolutamente incontornável e que tem que estar obrigatoriamente presente nos lares dos consumidores mais exigentes.

Já se encontra disponível nas lojas físicas e online da Rota da Bairrada.