As Caves do Solar de São Domingos vão-nos habituando a atingir o topo nos galardões que premeiam os vinhos da Bairrada e, sobretudo, os seus espumantes.

Há 2 anos, por altura do Bairrada Vinhos & Sabores, foi o ELPÍDIO 80, espumante comemorativo das oito décadas de vida das Caves, a ser considerado o Melhor Espumante do concurso então realizado. Na edição de 2019 do renovado evento, agora designado “AQUI NA BAIRRADA”, a Grande Medalha de Ouro do Concurso de Espumantes e Vinhos da Bairrada foi atribuída ao Quinta de São Lourenço Espumante Branco, de 2008.

Curiosamente, o topo foi alcançado pelo espumante com mais tempo de estágio em concurso, o que permite retirar importantes conclusões sobre o futuro e perfil dos grandes espumantes da região.

 

A singularidade e imensa qualidade deste espumante reside em diversos factores que vão desde os cuidados da vinha ao repouso na cave. É elaborado a partir das castas Baga , Arinto e Maria Gomes, tendo estas duas últimas estagiado cerca de 3 meses em barrica.

Após a segunda fermentação em garrafa, o espumante estagia em cave e é degorjado faseadamente. O vencedor do concurso terá um estágio em garrafa de cerca de 10 anos, com degorgement feito recentemente, o que lhe confere um aroma perfumado, com leves notas de compotas, tosta evidente e um superlativo equilíbrio de boca e uma acidez magnífica.