A edição de 2019 do Concurso “Escolhas da Imprensa” revelou-se um verdadeiro sucesso, tendo sido apresentadas a concurso mais de quatro centenas de vinhos, avaliados por um painel profissional de 60 jurados, num universo onde estiveram representadas todas a regiões vitivinícolas portuguesas.

Representando apenas cerca de 3% da produção vinícola nacional, as empresas da Bairrada conseguiram alcançar grande destaque, com prémios em quatro categorias, com a proeza de, num total de 10 espumantes nacionais premiados, 6 serem de empresas da Bairrada.

 

MONTANHA ARREBATA GRANDE PRÉMIO

Assumindo-se como o maior produtor de espumante da Bairrada, a Caves da Montanha, empresa familiar fundada em 1943 por Adriano Henriques, destacou-se entre as demais na categoria de espumantes, trazendo para a região o “Grande Prémio Escolhas da Imprensa” com o “Montanha Grande Cuvée Bairrada Baga & Chardonnay 2010”.

São mais de 3 milhões as garrafas de espumante que repousam na cave desta empresa de Anadia, beneficiando dos longos estágios e da segunda fermentação em garrafa em contacto com as leveduras, processo a que vulgarmente se chama “Método Clássico”. Os grandes espumantes da Montanha beneficiam desse factor tempo, que os afina e confere maior complexidade e elegância. O Grande Cuvée é disso exemplo, sendo um espumante criado a partir de uma base de Baga e Chardonnay, num conjunto envolvente de cremosidade, acidez e frescura que o tornam um dos melhores exemplares nacionais.

 

E foi mesmo nesta  categoria que as empresas da Bairrada mostraram maior esplendor. Além do “Montanha Grande Cuvée 2010”, que arrebatou o galardão maior, foram ainda galardoados com o “Prémio Escolhas da Imprensa” os espumantes Kompassus Bairrada Grande Reserva Pinot Noir 2014, da Kompassus, o M&M Gold Edition, da Cave Central da Bairrada, o Marquês de Marialva Cuvée Bairrada Baga 2014, da Adega de Cantanhede, o Quinta do Poço do Lobo Arinto/Chardonnay 2016, das Caves São João e o RS – Bairrada 2017, da Rama & Selas.

Na categoria de brancos, surge como premiado o Encontro 1 2014, da Quinta do Encontro, empresa que também foi contemplada na categoria dos tintos com o Encontro 1 Bairrada 2011, categoria na qual também a Adega de Cantanhede surge com o M Marquês de Marialva Bairrada Grande Reserva 2013.

Ainda na categoria de rosés, onde houve apenas 7 vinhos premiados, surge o Quinta do Poço do Lobo Baga/Pinot Noir Reserva 2018.